Muito além da velocidade: como funciona o velocímetro do seu carro

“Fique de olho na velocidade”. Quantas vezes já escutamos isso, seja quando tiramos nossa carteira, seja dirigindo nas ruas e avenidas da cidade? Utilizar o velocímetro para saber se você está no limite da via ou se está muito lento é um hábito automático de todo motorista. Entretanto, será que sabemos como funciona essa peça tão essencial para o tráfego?

 

Se engana quem pensa que os velocímetros está somente nos veículos terrestres. O medidor de velocidade está também no avião e outros meios de transporte. A ferramenta serve para medir a velocidade instantaneamente de qualquer corpo que esteja em movimento. Sua função é mostrar ao condutor a velocidade, seja em milhas ou em quilômetros. Tudo depende de onde você estiver.

 

É hora de saber alguns detalhes sobre o velocímetro. Conheça seu mecanismo, como ele funciona e todas as suas peculiaridades.

 

Um tradutor para você: a função do velocímetro

 

Quando o velocímetro está alertando a qual velocidade o seu veículo está percorrendo, ele não está apenas te dando um alerta. Ele está traduzindo a mensagem passada pelo motor do seu carro. Você deve estar se perguntando como tudo isso funciona, mas irá se surpreender com a simplicidade do processo.

 

Os giros do motor do seu veículo criar pequenos pulsos elétricos, que são direcionados a um sensor. A intensidade dos pulsos e sua frequência é o que determina a velocidade. Ou seja: quanto mais pulsos recebidos, significa que a velocidade está maior. Depois, um minicomputador transforma a pulsação recebida para a velocidade em quilômetros (ou milhas) por hora.

 

Antigamente, o processo era realizado de forma mecânica. O processo mais simples teve predominância desde a existência dos carros até os anos 90. O giro das rodas era transmitido por um cabo até um ímã, localizado atrás do painel do veículo. Com a movimentação do ímã, o ponteiro se movia e apontava para a velocidade no momento.

 

Os tipos de velocímetros existentes

 

Além do velocímetro tradicional, no qual utiliza de um ponteiro para marcar a velocidade do veículo, há outros três tipos no mercado. São eles: o velocímetro digital, o velocímetro marítimo e o velocímetro via satélite.

 

O velocímetro digital utiliza um painel de LCD com mostrador digital com valores, sem os tradicionais ponteiros. A vantagem é a sua precisão, melhor do que o processo tradicional. É possível que a velocidade seja medida até mesmo em casas decimais. Entretanto, a calibração do equipamento precisa estar em dia.

 

O velocímetro marítimo é um sensor submerso, que informa o deslocamento do barco ou navio em milhas náuticas. Já o velocímetro via satélite é calculado a partir do GPS. Entretanto, a sua precisão é menor.

 

Sabendo todos os detalhes do velocímetro, você não irá passar do limite de velocidade, nem deixar uma peça tão fundamental sem funcionar. Na Auto Bitts, você encontra tudo que o seu carro precisa para andar perfeitamente! Confira nossas peças e o preço que oferecemos a você.

Leia Também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *