Câmbio e Sistema de Ignição: Peças Essenciais Para Seu Carro

Há pessoas que dizem ser apaixonadas por veículos. A gente até acredita, mas será que elas sabem quais são as principais peças de um carro? Quais os cuidados que elas exigem?

Tão importante quanto saber dirigir é conhecer bem o seu veículo. Por isso, preparamos um conteúdo relevante para você e seu automóvel. Se você já conhece bem o seu carro, é bom se manter atualizado, caso não entenda nada, é o momento para aprender!

Porque conhecer as peças de carro

Se você é uma daquelas pessoas que se preocupam apenas com o tanque do seu carro, muito cuidado! Conhecer algumas peças de carro evita surpresas desagradáveis e permite que você consiga resolver, sozinho, alguns problemas veiculares.

Saber, ao menos, quais os componentes do carro são os mais importantes e o funcionamento deles, também significa economia. Com o básico de conhecimento, você evita ser enganado por mecânicos ou outros profissionais mal-intencionados.

Então, se você não quer fazer do seu veículo uma dor de cabeça muito cara, pegue carona com a gente nesta leitura e descubra algumas dessas peças automotivas  que são essenciais e exigem a sua atenção.

Hoje, iremos falar sobre o câmbio veicular e seus modelos, além de abordar o sistema de ignição e seus principais componentes.

Câmbio

Vamos começar com uma das mais importantes peças do seu carro. Responsável por permitir que o motorista controle a velocidade do veículo, o câmbio é quem transmite a força motriz (potência do motor) às rodas.

Agora que você sabe o papel deste componente, é importante que você saiba que, hoje, os veículos podem vir equipados com diferentes tipos de câmbio: manual, automático, automatizado ou CVT. Vamos falar um pouco sobre eles:

Câmbio manual

O câmbio manual (ou mecânico) exige uma destreza maior do motorista, pois é ele quem realiza as trocas de marchas, acionando, simultaneamente, o pedal da embreagem. Esse modelo de transmissão ainda é presente na maioria dos veículos em circulação.

Algumas das vantagens do câmbio mecânico são: o desempenho nas ultrapassagens, manutenção com preços mais acessíveis e maior facilidade em encontrar peças de reposição. Vale ressaltar também que, o câmbio manual é encontrado em veículos com valores mais baixos de mercado.

Entre as desvantagens estão: como é um modelo que exige mais do motorista, quando mal utilizado, exigirá mais manutenções do que outras formas de transmissão e a utilização inadequada das marchas implica em um aumento do consumo de combustível.

Caso você queira saber, um pouco mais, sobre os cuidados com o câmbio manual, não deixe de ler o nosso texto “Hora de trocar o câmbio manual: sinais para que você troque a peça”.

Câmbio automático

O câmbio automático é sinal de conforto e segurança. Essas características são, talvez, as principais vantagens da transmissão automática, já que elimina uma preocupação do motorista, no momento de dirigir. Além disso, nas subidas, basta pisar no acelerador, uma comodidade para quem dirige.

Porém, essas facilidades têm um lado negativo. Veículos automáticos possuem custo de manutenção elevado e um gasto maior de combustível, em comparação aos carros de transmissão manual, por exemplo.

Câmbio automatizado

A transmissão automatizada tem características das duas citadas anteriormente. O câmbio é manual, porém não é preciso pisar no pedal de embreagem, já que esta é acionada por comandos eletrônicos. Os veículos automatizados têm um preço mais acessível que os que possuem transmissão automática.

Além do conforto oferecido, por diminuir a ação do motorista, o câmbio automatizado também possibilita uma troca mais rápida de marcha. O ponto negativo fica por conta do custo da manutenção, uma vez que esse modelo de transmissão exige mão de obra especializada.

Sistema de Ignição

O sistema de ignição é uma parte fundamental para o funcionamento de qualquer veículo. Ele é responsável por gerar energia suficiente para criar uma faísca e inflamar o combustível no motor e controlar o ponto de ignição para que ele opere perfeitamente.

O sistema é composto por peças automotivas essenciais para o bom funcionamento do veículo como um todo. Os componentes são: a bateria, a bobina, um distribuidor e as velas.

Bateria

Mesmo que você tenha pouco conhecimento sobre peças de carro, a bateria é um componente com função intuitiva, pois assim como as baterias de relógio ou celulares, por exemplo, a bateria do carro é responsável pela energia do veículo.

Antes que você pense que a bateria apenas transmite a energia, saiba que ela funciona, também, como uma central de armazenamento energética. E, a partir da ignição, temos todo um processo de transformação da energia acumulada para dar a partida ao veículo.

Cuidados com a bateria

Vamos voltar ao exemplo do celular: após um dia inteiro de uso intenso, uma das primeiras coisas que fazemos ao chegar em casa, é conectar o celular ao carregador e plugá-lo na tomada. É preciso recarregar o telefone. E com o seu carro, não é diferente.

Obviamente, a constância com que se recarrega uma bateria de carro, é bem menor que um celular. Porém, é preciso estar atento à vida útil da bateria e aos fatores que contribuem para a redução energética.

A distância percorrida é um desses fatores, pois quanto mais o carro anda, maior o uso de componentes elétricos. É importante que você saiba que, mesmo parado, um veículo consome energia, pois alguns componentes, como alarme e rastreadores, continuam em funcionamento.

O uso incorreto das luzes é o principal motivo de desgaste da bateria. Esquecer as luzes internas acesas, mau uso dos faróis ou dar partida com esses itens ligados, usar o som automotivo com o motor desligado, todos esses casos são exemplos de desperdício de energia.

Os cuidados com a bateria podem ser simples se você seguir as orientações dos fabricantes e ficar atento aos sinais de desgaste. Uma dica fundamental é sempre usar baterias originais e, de preferência, adquirir com profissionais de confiança.

Bobina de ignição

A bobina tem um papel transformador. É ela quem recebe a tensão vinda do sistema de alimentação do carro, que varia de 12V a 14V em alta tensão. Para que você tenha uma ideia da transformação, essa alta tensão chega aos 45000V.

A alta tensão gerada é transmitida até as velas, por meio de cabos de ignição e convertida na faísca que inicia a combustão. O funcionamento da bobina é todo baseado no princípio de indução magnética.

Uma bobina, em condições adequadas de uso do veículo, pode durar até 200 mil quilômetros. Mas, recomenda-se que se faça sua verificação a cada 10 mil ou 15 mil quilômetros, junto com a revisão das velas e cabos de ignição.

Velas de ignição

Podemos dizer que, dentre as peças de carros, a vela de ignição é a responsável pelo início da vida do carro, pois é ela quem fornece a centelha ou a faísca elétrica que dará partida no motor.

A centelha é produzida após a condução, pela vela, da corrente elétrica gerada no transformador até a câmara de combustão. A vela é responsável, então, pela queima da mistura de ar com o combustível. Como mencionamos anteriormente, a partir de 10 mil quilômetros rodados, recomenda-se fazer uma revisão.

Com certeza você já está ciente da importância de conhecer, pelo menos, o básico de cada peça de carro. E, para complementar o seu aprendizado e para evitar dores de cabeça com manutenção veicular, recomendamos o Manual Completo Para Cuidar do seu Carro com Economia.

Leia Também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *