Álcool ou gasolina: qual a melhor escolha para o bolso e a bomba de combustível?

Nem só de política, religião e futebol vivem as discussões nas mesas dos bares país afora. Em tempos de crise econômica e altas constantes no preço dos combustíveis, outra questão volta e meia presente na boca do brasileiro é: álcool ou gasolina, o que é melhor para meu carro e meu bolso? Este texto te ajudará a sanar essa dúvida e mais que isso, mostrará como a escolha correta entre um ou outro pode contribuir para preservar uma importante peça do seu veículo: a bomba de combustível.

 

Mas afinal, gasolina rende mais que álcool?

 

Sim. Isso porque o poder calorífico do combustível derivado do petróleo é maior do que o daquele advindo da cana-de-açúcar. Enquanto o primeiro possui 10.221 kcal/kg, o segundo tem apenas 6.437 kcal/kg dessa mesma capacidade. Nesta conta, nenhum dos dois rende mais que o óleo diesel, que apresenta 10.377 kcal/kg. Assim sendo, um combustível que produz menos calor demanda uma maior quantidade dele para fazer com que o automóvel ande. E vice-versa.

 

Então devo sempre optar pela gasolina?

 

Calma, nem tão depressa. Este texto ainda tem muito o que contribuir para o melhor rendimento do seu carro e sobretudo, para sua satisfação. Sim, a gasolina rende mais, isso já sabemos. Mas o que é igualmente sabido por todos é que seu preço é superior ao do álcool. Dessa forma, a escolha do combustível que melhor atende a suas necessidades deve, obviamente, levar em conta também a questão financeira.

 

A Agência Nacional do Petróleo Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) diz que abastecer o veículo com etanol só é rentável se seu preço for de até 70% do valor da gasolina. Um cálculo bem simples pode ser feito para chegar à conclusão do que é mais positivo do ponto de vista financeiro:

 

Basta dividir o valor do litro do álcool pelo da gasolina. Caso o resultado da operação seja menor que 0,7, o álcool é a melhor pedida. No entanto, se o resultado for maior que este, a melhor opção é optar mesmo pela boa e velha “gasosa”.

 

Tanque cheio: sua bomba de combustível agradece

 

Agora que você já tem na ponta do lápis qual combustível é melhor para seu bolso, não tem desculpa para andar por ai de tanque vazio não é? E quem agradece é sua bomba de combustível. Andar com o tanque na reserva ou próximo dela pode comprometer a lubrificação dessa importante peça, fazendo com que ela eventualmente superaqueça.

O baixo nível de combustível no veículo pode ocasionar também o entupimento do filtro ou dos bicos injetores. Isso porque, com o tanque vazio, a bomba suga o líquido do fundo do motor, onde impurezas e resíduos estão acumulados. Isso pode avariar seu carro e te deixar na mão.

 

Então, fique ligado! Para evitar problemas, o indicado é rodar com ao menos ¼ da capacidade do tanque.  Seja precavido antes que seja tarde demais. Se no seu caso, o tarde demais já é agora, pode ficar tranquilo. A Auto Bitts tem as melhores ofertas em bombas de combustível e claro, toda assistência necessária para o melhor funcionamento do seu veículo. Venha e conheça nossa loja!

Leia Também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *