11 vantagens e desvantagens do GNV que você precisa saber

Com as constantes oscilações de preço dos combustíveis muitas pessoas têm considerado o uso do GNV. Por isso, trouxemos este artigo com as 11 vantagens e desvantagens do GNV. Conheça cada uma delas.

 

Todos sabem das dificuldades que os brasileiros enfrentaram e ainda enfrentam em relação a abastecimento e valores dos combustíveis no país. A gasolina está cada vez mais cara e, mesmo com as constantes reduções do preço do etanol, muitas vezes ele ainda é considerado salgado financeiramente.

 

Diante dessas dificuldades, muitas pessoas têm procurado converter o carro para GNV e, se você é uma dessas pessoas, existem algumas vantagens e desvantagens que precisa conhecer antes de tomar essa decisão. Veja quais são:

 

11 vantagens e desvantagens do GNV

Entre as vantagens do GNV, as mais significativas são:

 

1. Economia

 

A conversão do combustível, seja ele qual for, para o GNV pode promover uma grande economia. Quando falamos da troca de gasolina pelo gás, é possível chegar a um índice de 70% de economia no abastecimento e até 75% no valor do IPVA.

 

2. Melhor vida útil do óleo

 

Por não existir contaminação do óleo lubrificante, o período de troca do óleo pode aumentar para 1000 ou mesmo 2000 km.

 

3. Injeção mais limpa

 

O GNV é um combustível limpo, logo, não acumula impurezas nos bicos injetores do motor.

 

4. Maior vida útil do escape

 

Não haverá mais acumulo de água vinda do etanol ou da gasolina, o que aumentará a vida útil do escapamento do carro em até 20%.

 

5. Menos poluição

 

O impacto ambiental do GNV é sensivelmente menor que dos demais combustíveis graças a sua menor emissão de poluentes.

 

6. Reserva de combustível

 

Atualmente existe mais 160 bilhões de toneladas de petróleo no mundo, e isso garante aproximadamente 40 anos de combustível. Já as reservas de gás natural estão garantidas por mais de 65 anos.

Vantagens e desvantagens GNV

 

Mas, como nem tudo são apenas coisas positivas, também existem desvantagens no GNV:

 

7. Problema nas válvulas de combustível

 

Por se tratar de um combustível gasoso, a ausência de lubrificação nas válvulas pode causar danos ao sistema. O recomendado é que se intercale o uso do GNV com um combustível líquido.

 

8. Trincas no cabeçote do motor

 

O gás natural promove uma pressão maior no sistema, o que faz com que o surgimento de rachaduras seja mais constante. É fundamental que o motor seja mantido regulado com frequência, de acordo com as exigências do fabricante.

 

9. Desgaste mais rápido dos cabos de velas

 

Devido o maior esforço dos cabos de velas, sua vida útil reduzida de 30 mil km para 15 mil km. Exatamente por esse motivo existem muitas velas especiais para motores movidos a GNV, e por isso é importante sempre fazer a troca em uma auto peças confiável.

 

10. Diminuição da potência

 

O GNV afeta a funcionalidade da embreagem, que passa a precisar de um maior acionamento, e acaba sendo comprometida. Além disso, a instalação do cilindro torna o veículo mais pesado o que faz com que a potência do motor seja diminuída.

 

11. Espaço no porta-malas

 

Para a instalação do Kit GNV é usado uma boa parte do porta-malas para a colocação do cilindro e todo esse espaço é perdido. Além disso, pode ser necessário a realização de alguns furos na lataria do carro.

 

É importante dizer que, caso possua um seguro auto, ao converter seu carro para gás natural, é preciso informar isso a sua seguradora para garantir as coberturas de um seguro para carros GNV. A não comunicação fará com que você deixe de receber alguma indenização, caso seja preciso, pois não constará essa informação na apólice de seguros.

 

Agora que você conhece todas as vantagens e desvantagens do GNV ficará bem mais simples decidir pela instalação ou não do kit. Pondere os pontos positivos e negativos e veja o que considera melhor para seu caso.

 

Por Jeniffer Elaina, da Smartia Seguro Auto. 

Leia Também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *