Chegou a época de chuva – e é hora de redobrar os cuidados com seu carro

A época de chuvas já está de volta e, junto com ela, a nossa preocupação. Com as pistas molhadas, nós sempre precisamos redobrar o cuidado com o carro. Mas não é somente a nossa atenção nas estradas que precisa ser maior. Precisamos também estar atentos a todos os detalhes dos nossos veículos. Por ser um período que exige mais de todo o sistema do carro, tudo precisa funcionar nos conformes.

 

Os nossos carros precisam funcionar como um relógio. Todos os sistemas, sejam eles o hidráulico, elétrico ou mesmo o motor precisam estar em perfeita sincronia. A ação de um complementa a do outro, dando segurança e estabilidade para todo o veículo. Até mesmo a menor das peças precisa estar alinhada para que você não tenha problemas.

 

Saiba todos os cuidados que você precisa ter com seu carro nesse período de chuvas e não fique na mão (muito menos molhado).

 

Limpadores e lanternas: o básico também é importante

 

Muitas vezes, damos pouca importância para itens como os limpadores de para-brisas. Mas é na época de chuvas que vemos a sua real importância. Eles são itens extremamente necessários para que a visão do motorista não seja prejudicada. Verifique sempre se a borracha está arranhando o vidro ou fazendo algum barulho. Esses sinais são um alerta para a troca do limpador.

 

As lanternas tem, de certa forma, o mesmo objetivo dos limpadores: visibilidades. Dias chuvosos são normalmente mais escuros e os faróis são sempre recomendados para iluminar as ruas. Revise sempre a lanterna antes de dar partida no carro para evitar tanto a má visibilidade quanto as possíveis multas que você pode tomar. Um farol queimado rende 4 pontos na carteira.

 

Pneus e freios: rodando com segurança

 

Os pneus precisam de uma checagem quase que diária. Em tempos de chuva, o cuidado é ainda maior. Com a pista molhada, o atrito entre o asfalto e os pneus diminui, o que pode gerar aquaplanagem e, por consequência, acidentes. Uma forma de evitá-los é conferir a profundidade dos sulcos dos pneus, que denunciam o estado do item. Em caso de aquaplanagem, pare de acelerar e mantenha a direção reta sem pisar no freio.

 

Não menos importante, os freios ajudam na hora da emergência. Sempre esteja atento ao fluido de freio, além do estado dos discos, cilindros e até mesmo das pastilhas. Evite o máximo que o sistema de frenagem possa atrapalhar o seu trajeto.

 

Evite que embace: o ar (não só o condicionado) tem função importante

 

Se engana quem pensa que o sistema de ar se resume ao ar-condicionado. Quando o vidro embaça, as entradas de ar e o sistema de ventilação são os responsáveis por tirar a opacidade do vidro do veículo. Para evitar que você tenha que parar para passar um pano toda hora, mantenha sempre as entradas de ar novas.

 

Além de tudo isso, a atenção ao dirigir e o cuidado ao estacionar e manobrar são essenciais para que você não tenha problema na época de chuva. Fora isso, revise todas as pelas e procure sempre um bom preço para que você não gaste além do necessário. Entre em contato com a Auto Bitts! O seu carro novo e seguro é só aqui.

Leia Também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *