Recall de veículos anunciados em 2018

Sabe o que é um recall? Seu carro já foi convocado para um? Recall é um tipo de procedimento que ocorre quando um veículo vai para o mercado com algum defeito de fabricação em alguma das suas auto peças que possa colocar em risco a segurança dos usuários. Nessa publicação explicamos o que é, como funciona e quais os veículos tiveram recall neste ano de 2018.

O que é um recall?

O recall é uma solicitação realizada pelos fabricantes de veículos para consertar algum problema de fábrica em alguma das auto peças dos carros vendidos. O objetivo é prevenir e reduzir prejuízos morais e físicos que aquele veículo pode causar.

Quem pensa que as montadoras e importadoras não erram, está muito enganado. Isso ocorre uma quantidade considerável de vezes. Dependendo do qual for a situação do recall, o carro pode até ser retirado do mercado.

Um dos casos mais conhecidos no Brasil foi o que ocorreu no ano de 2008, no qual um motorista teve um pedaço do seu dedo decepado quando tentava fazer o ajuste do banco de um Fox. Depois do acontecido, mais de 500 mil proprietários de Fox receberam convocação da Volkswagen.

O consumidor tem algum direito?

O Código de Defesa do Consumidor prevê que em caso de recall, as montadoras têm obrigação de cuidar do conserto do veículo fabricado, sem cobrar nada do consumidor e sem limite de data. Carro seminovo que já não está mais na garantia, também se enquadra no procedimento de recall. Além disso, também não pode ser cobrado que as revisões estejam em dias para se fazer o recall.

Como faço a consulta de recall?

A divulgação do recall precisa estar no site da empresa, órgão de defesa ao consumidor (Procon e Ministério da Justiça) e nos meios de comunicação.

Existe também a possibilidade de consultar através do número do Renavan e CPF se o seu veículo foi ou não convocado, no site do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) e na Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), por meio da pesquisa de alerta de recall.

Preciso mesmo fazer o reparo das auto peças no meu veículo?

A Proteste fez um estudo que constatou que no Brasil é baixo o número de motoristas que apresentam-se a um recall automotivo.

De acordo com a Associação de Consumidores, a Toyota realizou um recall por um defeito no airbag de alguns modelos do ano passado e dos 223 mil proprietários, só 6.464 compareceu para fazer o reparo. O que representa menos de 3% dos consumidores.

Esse número é preocupante, pois ao deixar de realizar o reparo das auto peças, o consumidor está arriscando a sua vida e de todos os outros passageiros que utilizam o veículo. Fazer o recall é uma forma de prevenir acidentes. Não realizá-lo é desvalorizar o seu carro e até comprometer o seu funcionamento.

Quais os veículos sofreram recall neste ano de 2018?

Listamos para você os principais recalls anunciados em 2018, confira abaixo:

Marca: Chevrolet

Versão: Chevrolet Onix, Prisma, Cobalt e Spin – Chamado realizado no mês de junho.

Parte afetada: Relés da caixa de fusível do motor – 541.412 veículos afetados.

Acúmulo de água nos terminais de causar curto-circuito e incêndio no compartimento do motor. Confira os chassis. 

Marca: Chrysler 300C

Versão: Jeep Grand Cherokee, Dodge Charger e Durango Chamado realizado no mês de fevereiro.

Parte afetada: Alternador – 3.908 veículos afetados.

Falha no alternador, que pode acarretar pane no motor e incêndio. A identificação de falha aconteceu em 2017, mas o conserto só foi liberado depois de 6 meses. Confira os chassis.

Marca: Fiat

– Versão: Uno, Palio e Grand Siena – Chamado realizado no mês de janeiro.

Parte afetada: Airbag – 13.384 veículos afetados.

Modelos são abastecidos com airbags da Takata.

Pane no insuflador pode disseminar fragmentos metálicos contra os passageiros. Confira os chassis.

– Versão: Palio, Uno, Idea, Punto, Siena, Grand Siena, Fiorino, Weekend e Strada – Chamado realizado no mês de março.

Parte afetada: Alternador – 15.534 veículos afetados.

Falha no alternador, que pode acarretar pane no motor e incêndio. A identificação de falha aconteceu em 2017, mas o conserto só foi liberado depois de 6 meses. Confira os chassis.

– Versão: Uno, Argo, Mobi, Toro, Grand Siena, Strada, Palio Weekend e Fiorino – Chamado realizado no mês de junho.

Parte afetada: relés da ignição – 223.034 veículos afetados.

Falha dos relés gera funcionamento irregular do motor e até desligamento repentino. Confira os chassis.

– Versão: Uno, Palio e Grand Siena – Chamado realizado no mês de julho.

Parte afetada: Airbags mortais – 80 mil veículos afetados.

Airbag pode disseminar fragmentos metálicos contra os passageiros ao ser acionado. Confira os chassis

recall ecosport 2018

Marca: Ford

– Versão: EcoSport – Chamado realizado no mês de abril.

Parte afetada: motor 1.5 litro –  21.007 veículos afetados. Uma polia do motor pode se quebrar e pode ocasionar a parada do funcionamento motor. Confira os chassis

– Versão: Fusion – Chamado realizado no mês de junho.

Parte afetada: Volante – 32.140 veículos afetados. Volantes dos modelos de 2014 a 2018 corre o risco de se soltar. Confira os chassis.

– Versão: Ranger – Chamado realizado no mês de março.

Parte afetada: Airbag – 2.316 veículos afetados. As picapes do ano de 2005 e 2006 foram fabricadas com airbags que foram ligados a 22 óbitos. Confira os chassis.

– Versão: Ranger – Chamado realizado no mês de junho.

Parte afetada: Airbag – 35.526 veículos afetados. As picapes do ano de 2005 a 2012 podem disseminar fragmentos metálicos contra os passageiros em caso de batida. Confira os chassis.

Marca: Hyundai

– Versão: HB20 E HB20S- Chamado realizado no mês de março.

Parte afetada: Freio – 6.737 veículos afetados. Falha pode ocasionar endurecimento do pedal de freio. Confira os chassis.

– Versão: Santa Fé- Chamado realizado no mês de abril.

Parte afetada: Freio – 499 veículos afetados. Volante pode acabar se soltando da coluna de direção. Confira os chassis.

Marca: Honda

– Versão: Fit e City- Chamado realizado no mês de janeiro.

Parte afetada: Airbag – 86.516 veículos afetados. Exemplares equipados com airbags da Takata. Problema no insuflador que pode disseminar fragmentos metálicos contra os passageiros. Confira os chassis.

Marca: Jeep

– Versão: Cherokee – Chamado realizado no mês de março.

Parte afetada: módulo ORC – 2.329 veículos afetados. Defeito de encosto da cabeça ativo. Solução para o recall anunciado no mês de dezembro de 2017. Confira os chassis.

– Versão: Cherokee – Chamado realizado no mês de julho.

Parte afetada: Suspensão Traseira – 1.005 veículos afetados. Braço oscilante da suspensão traseira pode correr o risco corrosão e rompimento. Confira os chassis.

– Versão: Compass e Renegade – Chamado realizado no mês de junho.

Parte afetada: relés da ignição – 92.081 veículos afetados. Falha dos relés ocasiona funcionamento irregular do motor e até mesmo desligamento inesperado. Confira os chassis.

– Versão: Compass, Cherokee e Grand Cherokee, Chrysler 300, Fiat Freemont, Dodge Journey, Challenger e Durango – Chamado realizado no mês de julho.

Parte afetada: injeção – 19.957 veículos afetados. Falha na injeção eletrônica pode bloquear a desabilitação do piloto automáticoConfira os chassis.

Marca: Land Rover

– Versão: Discovery Sport, Evoque, Velar, Jaguar XE e F-Pace – Chamado realizado no mês de abril.

Parte afetada: sistema de combustível – 1.152 veículos afetados. Flauta de combustível fabricada com especificações incorretas.  Confira os chassis.

Marca: Mercedes-Benz

– Versão: Classe A, Classe B, Classe C, CLA, GLA, GLC e Vito – Chamado realizado no mês de março.

Parte afetada: sistema de combustível – 22.566 veículos afetados. Airbags podem ser acionados sozinhos, mesmo sem que uma colisão ocorra.   Confira os chassis.

Marca: Mitsubishi

– Versão: Pajero Full – Chamado realizado no mês de março.

Parte afetada: Airbags – 5.79 veículos afetados. É o quarto recall do modelo devido aos airbags mortais desde o ano de 2016. Confira os chassis.

Marca: Nissan

– Versão: Frontier – Chamado realizado no mês de janeiro.

Parte afetada: Coluna de direção – 2.964 veículos afetados. O desgaste da conexão entre a junta da coluna e a caixa de direção pode diminuir a durabilidade do componente, ocasionando, em casos extremos, perda do controle do carro. Confira os chassis .

Marca: Peugeot

– Versão: 3008 – Chamado realizado no mês de março.

Parte afetada: risco de incêndio – 522 veículos afetados. O posicionamento defeituoso da tubulação de combustível pode ocasionar vazamentos e acarretar um incêndio. Confira os chassis

Marca: Renault

– Versão: Kwid – Chamado realizado no mês de janeiro.

Parte afetada: berço do motor – 1.918 veículos afetados. Falha pode causar rompimento da solda do berço do motor e ocasionar perda da dirigibilidade. Confira os chassis.

Marca: Toyota

– Versão: Hilux, SW4 e Prius – Chamado realizado no mês de fevereiro.

Parte afetada: Airbags – 10.034 veículos afetados. Falha no sensor pode levar ao travamento das bolsas em caso de acidente. Confira os chassis.

– Versão: Corolla – Chamado realizado no mês de abril.

Parte afetada: Airbags – 53.635 veículos afetados. É o 7º recall do Corolla por motivo dos airbags mortais. Confira os chassis.

– Versão: Corolla – Chamado realizado no mês de junho.

Parte afetada: Airbags – 53.434 veículos afetados. Mais um recall causado por deformidade nos airbags. Nesse caso, no do passageiro. Confira os chassis.

– Versão: Corolla – Chamado realizado no mês de abril.

Parte afetada: Transmissão – 65.963 veículos afetados. Programação errada na Unidade de Controle Eletrônico (ECU), que controla a transmissão CVT. Confira os chassis.

Marca: Volkswagen

– Versão: Passat – Chamado realizado no mês de fevereiro.

Parte afetada: Vidros – 110 veículos afetados. Sistema antiesmagamento dos vidros pode falhar. Confira os chassis.

– Versão: Gol, Voyage, Up! e Tiguan Allspace – Chamado realizado no mês de março.

Parte afetada: Suspensão e airbag – Tiguan tem defeito na suspensão e no airbag. Gol, Voyage e Up! rodam com problema no airbag do motorista. Confira os chassis.

Cuidados com o seu carro

Por falar em problemas técnicos com as auto peças e com o funcionamento de veículos, mesmo os carros que não possuem defeitos de fábrica precisam de cuidados para evitar problemas. O ideal é fazer sempre revisões e tomar devidos cuidados.

Confira um guia completo de cuidados para os motoristas evitem prejuízos e problemas inesperados. 

Está com algum problema com alguma das auto peças do seu veículo? A Auto Bitts resolve rapidamente o seu problema!

 

Leia Também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *