Como funciona a importação e a exportação de um carro?

O valor de um automóvel no Brasil comparado com outros países tem uma discrepância enorme, veja a diferença entre valores consultando a Tabela Fipe, essa diferença de valores despertou um questionamento em grande parte dos consumidores, “ vale mais a pena importar um veículo do que comprar aqui? ”. Fora o fator muito relevante que é o preço alguns, consumidores são movidos pelo desejo de possuir um veículo que não e fabricado aqui no Brasil como os clássicos Muscle Cars e as famosas motocicletas Harley-Davidson. Agora se vale a pena e como funciona todo esse processo de importação precisamos analisar com cuidado, separamos algumas dúvidas frequentes e os maiores erros cometidos, tudo para facilitar a sua decisão e ver se vale a pena ou não dar início neste processo.

Cuidados

Toda a burocracia para a importação é muito grande. É de suma importância que você não faça isso sozinho, pois ficaria muito caro e você teria que se tornar especialista em várias áreas para realizar uma boa importação. Por isso é necessário a contratação de uma empresa que acompanhará o processo de forma a intermediá-lo, mais antes de contratar a empresa lembre-se de fazer uma pesquisa sobre o seu histórico e os relatos de consumidores de como foi toda essa experiência, desta forma as chances de você ter problemas com a empresa diminuem bastante.

Mesmo com a empresa responsável pela intermediação é importante conhecer o processo de importação de carros para não cair em um grande problema, se preparar financeiramente se torna muito importante para realização do processo de importação. Pois o intermédio da empresa gerará um custo que por sua vez é compensado pelo tempo e pelas dores de cabeça que você teria caso fosse realizar o processo sozinho, além do suporte fornecido pela maioria das empresas como garantias e outros serviços mais específicos como o embarque e armazenamento adequado do veículo e ao entrar em contato com a empresa ela mesmo pode ficar responsável por encontrar o veículo que você deseja seja ele um 0 km ou um mais antigo.

Quando você compra um veículo no Brasil como um Onix usado irá pagar o valor e algumas taxas, como a transferência para o seu nome. É preciso ter a consciência de que quando você procura um veículo no exterior e ao verificar o preço, não estão inclusos o preço de emplacamento ou imposto da borda, e além do valor do veículo serão cobrados o frete marítimo e o imposto de importação e a compra só pode ser realizada por alguém que é residente no caso de importação direta dos EUA. O Imposto total é calculado sobre o valor do veículo somado ao valor do frete marítimo. Além de pagar tudo isso você também deverá pagar o opening uma taxa para dar início a todo processo de compra e o payoff que é o valor total do veículo após 30 dias. Logo depois de efetuado o primeiro pagamento os dados do veículo são liberados para um despachante legalizar a sua circulação no Brasil. Toda essa transação é feita pelo Wire-Transder através de uma ordem de pagamento chamada invoice, esse documento é responsável pela legalização de todo o processo e de qualquer problema será solucionado o mais rápido possível.

Após a compra do veículo ser efetuada é recomendado que o comprador acompanhe todo o processo de despache no porto, para evitar que o serviço cobre taxas indevidas conferindo tudo evitando irregularidades no veículo e o mais importante é analisar o lacre colocado pelo pais de origem da exportação. Vale ressaltar que para ter uma transação bem-sucedida é preciso acompanhar todas as partes do processo.

O que é preciso para a importação de um carro?

Depois de saber como funciona todo esse processo e está querendo trocar o seu Corolla, o segundo passo é ter em mente que tipo e qual veículo você está buscando, depois de já ter em mente qual veículo deseja é preciso buscar detalhes dos preços cobrados pelas exportadoras ou intermediadoras como os impostos entre outros. Além disto será necessário os seguintes documentos: 5 cópias autenticadas do RG, CPF e comprovante de residência;3 últimos IR; Procurações assinadas. O processo de importação é sujeito ao licenciamento e deve ser analisado pelo DECEX (Departamento de Comércio Exterior do Ministério do Desenvolvimento) é preciso obter uma licença antes de importar veículo, licença essa que deve ser emitida pelo sistema SISCOMEX da Receita Federal por empresas ou despachantes aduaneiros que possuam uma credencial, uma pessoa física que possui o cadastro também poderá emitir, porém lembramos que ter alguém especializado no assunto lhe proporcionará uma grande vantagem e  irá facilitar muito mais todo esse processo. Além dessas exigências você também irá encontrará outras tais como exigências administrativas, fiscais e cambiais de órgãos anuentes, como o DECEX,BACEN, entre outros. É preciso também da Declaração de Importação para pode dar início ao processo de despacho Aduaneiro que será realizado junto a unidade local da secretaria da receita federal SRF é muito importante lembrar que apenas veículos que possuem mais de 30 anos de fabricação e veículos com 0km podem ser importados.

Uma dúvida muito frequente em relação a importação de veículos é quanto de imposto que incide sobre a importação, o valor aduaneiro servirá de base para o cálculo do imposto considerando o valor da mercadoria, mais o frete, o seguro e todas as despesas aduaneiras, tarifas que não possuem um valor fixo.

Agora que você conhece todo o processo pode concluir se vale a pena ou não para você importar um veículo, uma saída para quem deseja importar qualquer veículo pelo desejo de possui-lo é ir economizando, pois, o processo como vimos requer valores um pouco altos, e isso muitas vezes acaba com o sonho de muitos de possuir uma Harley-Davidson porém se você buscar se informar sobre valores e economizar durante um período ele pode ser tornar realidade, um erro que muitos comentem e achar que todo o processo é muito caro e desistir logo no início, porém se você realmente deseja um veículo importado tenha paciência busque sobre os preços e se prepare financeiramente pois no final todo esse processo vai valer a pena.

 

Gostou desse texto? Compartilhe com seus amigos assim eles também vão conhecer mais sobre o processo de importação de veículos

Leia Também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *