Vai comprar automóveis? Saiba qual tipo de motor escolher

Os automóveis são uma paixão nacional desde quando chegaram os primeiros modelos no Brasil. Devido a essa paixão, o brasileiro está sempre em busca de comprar um carro ou trocar o seu por um melhor. Na hora da compra, o modelo do motor é uma das dúvidas que assola os clientes. Você conhece os modelos existentes de motor?

O primeiro da nossa lista e mais popular é o motor vertical, mais conhecidos como “motores em linha”. Esse modelo, pode ter de dois a oito cilindros, sendo os mais comuns nos automóveis de quatro, cinco e seis cilindros.

A característica principal desse motor são os cilindros alinhados de forma longitudinal em um único plano. O nome “vertical” se dá por causa da posição dos pistões, que funcionam em pé, na vertical. A maioria dos automóveis utiliza essa configuração de pistões com quatro cilindros.

Temos também os motores de V, que tem como característica principal formar um V quando visto de frente. Nesse caso, os cilindros estão inclinados e colocados ao longo de dois planos concorrentes, formando assim um ângulo variável. Esses motores podem ser V6, V8, V10 OU V12, onde o número representa a quantidade de cilindros.

O motor em V é utilizado em automóveis mais potentes, fazendo história nos modelos Dodge e no Ford Maverick. Atualmente, o motor em V mais comum é o V6, equipando utilitários esportivos, vans e picapes.

Outro modelo de motor é o motor em W. Esse tipo segue o mesmo princípio do motor em V, porém, possui um plano a mais. Exemplos famosos desse motor no mercado são o W 12 do Volkswagen Phaeton e o W 16 do Bugatti Veyron.

Por último, temos o motor Boxter, também conhecido como motor deitado, onde os cilindros ficam na horizontal. Os modelos de automóveis mais conhecidos que utilizam esse motor é o Fusca, alguns Porsches e Subarus.

Com essa quantidade de motores de automóveis, é até difícil escolher, não é mesmo? Depois de comprar o seu carro, visite uma de nossas seis lojas ou nossa loja virtual e confira os melhores preços do mercado!

Leia Também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *