Manutenção automotiva em casa, o que você pode fazer

Na hora de pegar estrada, é muito importante conferir se o seu carro está devidamente preparado para viajar. Para isso, manter a manutenção automotiva em dia é fundamental, de preferência, por uma empresa especializada. Mas, existem alguns itens do carro que o próprio motorista pode checar, mesmo não sendo um mecânico.

Conferir o nível da água do carro é muito importante. Se o nível estiver muito abaixo, o carro corre o risco de ferver. Abra o capô e olhe bem o reservatório de água, o nível deve estar entre as linhas de marcação de mínimo e máximo. Se estiver abaixo, complete com água, mas apenas se o motor estiver frio.

Outro item importantíssimo ao fazer uma manutenção automotiva, é o óleo do carro, responsável por lubrificar as peças do motor. Tire a vareta do reservatório de óleo, limpe os resíduos e enfie-a novamente. Verifique se o nível do óleo está entre as marcações de mínimo e máximo presentes na própria vareta. A verificação do óleo deve ser feita com o motor frio e em local plano.

Já o estepe, item essencial em todo carro, tem que estar sempre em bom estado. Nunca se sabe quando será preciso utilizá-lo. A pressão ideal do pneu está descrita no manual do carro. Lembre-se que o estepe é apenas para você conseguir chegar a um borracheiro e consertar o seu pneu, não é indicado ficar andando com ele.

Assim como a manutenção automotiva, os pneus do carro devem estar sempre revisados. Todo pneu tem um “indicador de desgaste”, chamado TWI. Se o pneu chegar nesse ponto, é sinal de que está na hora de trocá-lo.

Não adianta nada conferir o estepe se não tiver como trocá-lo em uma situação de emergência. Confira se os acessórios, como macaco, o triângulo sinalizador e a chave de rodas estão no porta-malas.

As luzes do carro, por sua vez, devem estar todas funcionando perfeitamente. Os piscas, luz de freio, o pisca alerta, a ré, iluminação traseira, faróis alto e baixo devem ser conferidos. Em algumas estradas não existe iluminação pública, apenas os faróis do carro fazem a iluminação da via.

E aí, já levou seu carro para fazer a manutenção automotiva? Precisa de algum desses itens? Visite uma de nossas seis lojas ou a nossa loja virtual e confira os melhores preços de peças automotivas e acessórios do mercado!

Leia Também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *