Automóveis com direção hidráulica ou elétrica?

Na hora de comprar nossos automóveis sempre ficamos confusos. Hatch ou sedan? 1.0 ou 1.4? Qual marca? Qual cor? Visando isso, decidimos te ajudar na escolha de um dos itens: a direção. Mas qual é a melhor?  Hidráulica ou elétrica? E são compostas por quais peças automotivas?

Se for para fugir da clássica direção mecânica, mais conhecida como “manual”, aquela que vinha nos automóveis mais antigos e que deixa o volante pesado a ponto de fazer suar na hora de realizar uma baliza, vale qualquer uma das duas, mas é bom conhecer a diferença existente entre elas.

As duas direções são muito boas, oferecem mais conforto e menos esforço ao motorista. Facilitam a condução dos automóveis e ajudam na hora de fazer algumas manobras como antes citado, a baliza.

A direção hidráulica funciona a partir de uma bomba que é ligada ao motor por uma correia, e precisa de óleo para diminuir a fricção e não o forçar. Mesmo fazendo com que o carro perca 3, 4 cavalos de força do motor, possui uma manutenção barata devido as peças automotivas com custo baixo. Uma desvantagem é que todos os automóveis que a possuem, já vieram de fábrica, pois ela não pode ser instalada.

Já a direção elétrica funciona através de um sinal que o volante envia ao módulo eletrônico ativando o motor elétrico. Além de eliminar o uso do óleo, (aderindo à campanha ecologicamente correta), a direção diminui o consumo de combustível e ajuda o motorista na hora das manobras mais precisas. Esse tipo de direção tem pouca manutenção pois não possui tantas peças automotivas, como bombas, mas quando necessária, o custo da mão de obra costuma ser bastante elevado.

Além das direções hidráulicas e elétricas, existem também a direção eletro-hidráulica e a direção elétrica dual-drive, mas isso é assunto para um outro texto.

Então, tirou suas dúvidas? Já sabe qual escolher?

Dentre tantas opções de automóveis no mercado hoje em dia, é preciso também ter muitas opções de peças. Visite uma de nossas seis lojas ou nossa loja virtual e fique por dentro dos melhores preços e de uma vasta gama de peças automotivas que você só encontra na Auto bitts.

Leia Também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *