Direção defensiva: proteja o seu e os outros automóveis

Os automóveis viraram o meio de transporte mais utilizado no mundo todo. Depois de tirar a carteira e treinar um pouco, dirigir torna-se algo simples e fácil. O problema mesmo é ter sabedoria para dirigir de forma defensiva, antecipando situações de riscos e evitando-as, visando preservar a sua segurança e a dos passageiros.

Uma das atitudes mais básicas que ajudam a direção defensiva é a correta manutenção dos automóveis. O veículo possui diversos recursos muito importantes, ativos e passivos que ajudam a evitar acidentes. Para que todos eles funcionem, a manutenção das auto peças é fundamental.

Na hora de dirigir, manobras e freadas bruscas devem ser evitadas. A sinalização do veículo é muito importante, como a seta do carro. Muitos motoristas esquecem de usá-la na hora da mudança de faixa e de conversões, causando batidas na traseira.

Se o celular tocar, nada de atende-lo dirigindo, e o mesmo vale na hora de trocar a música no rádio. Atualmente, com a disseminação dos smartphones, o número de acidentes tem aumentado. Muitos motoristas ainda insistem em conversar no aparelho enquanto dirigem, envolvendo-se em acidentes com outros automóveis.

Já o cinto de segurança não deve ser esquecido nunca. Sem ele, os passageiros da frente podem ser projetados para fora do veículo em caso de batida. Os ocupantes do banco traseiro podem ricochetear dentro dos automóveis causando ferimentos em outros ocupantes e neles mesmos.

As crianças, por sua vez, também devem ser protegidas. As menores de 10 anos, devem viajar no banco traseiro presas na cadeirinha ou boosters de acordo com a altura e peso. Acima disso, continuam no banco de trás presas ao cinto de segurança.

Antes de arrancar o carro, não esqueça de ajustar os retrovisores da maneira que seja melhor para você. Quanto mais enxergar ao redor do veículo, melhor. O motorista deve enxergar bem os retrovisores sem precisar virar muito o pescoço.

Agora que você viu as principais formas de dirigir defensivamente, dá uma passadinha em uma das nossas seis lojas ou na nossa loja virtual e confira os preços de auto peças para automóveis de todos os tipos!

Leia Também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *