Macaco hidráulico: você confere essa peça?

Henrique nunca conferiu seu macaco hidráulico desde que comprou há muitos anos atrás. Essa semana seu pneu estourou e ele precisou troca-lo. O que ele não esperava é que o seu equipamento não estava em boas condições e não funcionou.

Com isso, ele precisou da boa vontade de outro motorista para emprestar o macaco para a troca do pneu. Essa dificuldade não teria acontecido se ele tivesse tomado as devidas precauções e acompanhado as condições de uso do equipamento.

Se você, assim como o Henrique não tem o hábito de fazer uma frequente revisão do seu equipamento, leia esse post e entenda quais os principais riscos do uso indevido, cuidados com o aparelho e onde e como guardar o seu macaco hidráulico.

O uso do macaco hidráulico

O macaco é utilizado para ajudar a troca do pneu do veículo. Possui como função elevar cargas pesadas sem precisar de fortes esforços. O instrumento foi batizado com esse nome, pois na época era a principal peça fabricada por uma empresa com o mesmo nome.

Além disso, neste mesmo período estava lançado o filme King Kong que mostrava a força dos macacos, com isso o nome acabou ganhando força no mundo todo. Hoje em dia ele é utilizado não só para levantar veículos, mas também de forma estratégica.

O macaco hidráulico funciona pelo princípio da Lei física de Pascal: “a pressão aplicada em um ponto de um fluido em repouso transmite-se integralmente a todos os pontos do fluido”. Desta forma, se for realizada uma pressão por cima de um certo ponto do sistema, todos os demais pontos acabam sofrendo a mesma pressão.

No macaco hidráulico, a composição é feita através da comunicação entre os dois tubos cilíndricos, preenchidos de óleo que têm pistões no seu interior e se movem pela implicação da força, elevando objetos pesados com o mínimo esforço do usuário.

Modelos de macaco hidráulico

Existem dois modelos considerados mais comuns de macacos hidráulicos: o macaco jacaré pequeno e o macaco garrafa.

O jacaré pequeno tem rodas que seguem o deslocamento do carro, no caso de haver algum tipo de inclinação, ele é levanta o carro no sentido lateral.

E o macaco garrafa, é estilo de pistão hidráulico compactado, de tamanho menor. Ele é um equipamento mais fácil de guardar e de carregar. E trabalha através de uma alavanca que é acionada por movimentação de remo.

Para que sua utilização seja feita corretamente, é necessário que ele seja instalado no nível do solo, mantendo assim a estabilidade e impedindo danos ao carro.

Principais problemas e cuidados com o macaco

É necessário tomar cuidado com problemas de vazamento de óleo, conexões más ajustadas tudo isso se resolve fazendo uma simples manutenção básica.

O óleo é que gera a pressão interna para levantar a carga do veículo, por isso, não se pode haver vazamentos. Esse é um dos principais problemas por falta de manutenção, o vazamento de óleo pode gerar instabilidade da pressão manométrica da força alojada no cabo, causando resultados errados dos afastamentos.

O vazamento pode ocasionar também instabilidade ou cravação equivocada dos cabos. Surgindo a suspeita de vazamento, é necessário verificar e substituir as conexões do macaco hidráulico.

Se o macaco for utilizado de forma errada, pode causar vários danos para o veículo, como, danos no assoalho do porta-malas e a bateria também pode ser afetada.

Por isso, é de suma importância a frequente revisão e certificação se o macaco está enferrujado e se está acondicionado na posição certa. O macaco hidráulico precisa ser armazenado sempre na posição vertical para impedir um possível vazamento do fluido. Pois, se isso acontecer, impede o funcionamento correto do equipamento e pode comprometer o porta-malas do carro.

Cada dia que passa os motoristas estão utilizando menos o macaco. Porém, é prevista pelo Conselho Nacional de Trânsito a sua obrigatoriedade. O motorista que é flagrado sem o macaco no carro é penalizado com a perda de 5 pontos na carteira, multa e retenção do veículo.

Quer comprar um macaco hidráulico? Na Auto Bitts você encontra os melhores modelos nas melhores condições!

Leia Também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *