Saiba como usar o triângulo de segurança corretamente

O triângulo de segurança é um item essencial para todos os carros e isso todos os motoristas sabem. Mas será que você sabe qual a forma correta de utilizar o equipamento?

 

Antes de mostrarmos como se utiliza o triângulo de segurança, vamos a uma revisão de conceito. O equipamento serve para alertar outros motoristas que o seu carro está com defeito e está encostado na via. O problema pode ser desde um pneu furado ou a uma falha do motor. O importante é sinalizar com o triângulo caso seu veículo não consiga se movimentar.

 

Assim, o triângulo de segurança evita-se que outros acidentes ocorram em decorrência do problema que possa estar enfrentando. Além disso, o equipamento é item obrigatório do veículo. Caso você não utilize, pode levar cinco pontos na sua carteira além da dor de cabeça.

 

Entendido sobre o que é um triângulo de segurança, vamos aprender a melhor forma de diminuir os riscos de acidente com o equipamento.

 

Diminuindo os riscos de acidente ao verificar o problema

Ao identificar um problema no seu veículo, procure o acostamento mais próximo para parar seu carro. Posicionando o veículo no acostamento, os riscos de acidente já se tornam menores. Se não tiver um acostamento e a parada seja extremamente necessária, busque parar na pista da direita.

 

Com o carro parado, ligue o pisca-alerta para orientar os outros motoristas que há um problema no seu veículo. Depois de realizado todos esses procedimentos, é hora de descer do veículo e preparar o triângulo de segurança.

 

Usando o triângulo de segurança corretamente

Primeiramente, deve-se calcular uma distância segura do seu carro até a sinalização realizada. Mas como fazer esse cálculo? É bem simples e explicamos em três tópicos.

 

 

  • Verifique a velocidade da via! Se a via onde seu carro está parado ter o limite de velocidade de 40 km/h, calcule 40 passos longos (bem longos!) a partir da traseira do seu veículo. Caso a velocidade máxima for de 80 km/h, dê 80 passos longos e por aí vai. O número de passos para se colocar o triângulo de segurança é sempre igual a velocidade do local que estiver.
  • Parou em uma curva? Conte os passos antes do início dela! Caso tenha condições de levar seu carro para longe de uma curva, faça isso o quanto antes. Agora, se não houve chance disso, caminhe e conte os passos antes do início da curva para colocar o triângulo de segurança. A segurança, nesse caso, será redobrada.
  • Está chovendo ou há neblina na pista? Dobre os passos! Chuva e neblina são condições climáticas que dificultam a visibilidade do motorista. Nesses casos, a pista fica mais propensa a ocorrência de acidentes. Por isso, você deve utilizar o triângulo de segurança com o dobro de distância em condições normais. Os outros motoristas já estarão atentos ao problema a frente.

 

 

Lembre-se sempre que o triângulo de segurança serve para alertar os outros motoristas de um problema temporário. Ligue o quanto antes à assistência 24 horas para retirar seu carro do local e evitar maiores acidentes.

 

Procure manter a revisão do veículo sempre atualizada. Verifique as peças do automóvel e evite problemas. Para ter as melhores peças ou trocar o triângulo de segurança do seu carro, venha até a Auto Bitts! As melhores peças você encontra na nossa loja física ou online.

Leia Também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *