5 medidas simples que diminuem gastos de manutenção e combustível

Um dos quesitos mais importantes na hora de escolher um carro é saber o custo de manutenção dele como o desgaste de autopeças e o consumo de combustível. Certas montadoras, como as japonesas Honda e Nissan, têm seus modelos procurados por possuírem a fama de ter veículos sólidos, sem apresentar problemas e necessidade de reparos constantes.

 

Apesar de haver este senso comum de que algumas marcas têm carros mais resistentes, com menor desgaste de autopeças, muito dos problemas apresentados por um carro passa pelo modo de cuidar e conduzir do seu proprietário. Não basta ter um modelo resistente se o condutor não o preserva.

 

O mesmo vale para o consumo de combustível. Modelos de entrada das montadoras, na sua grande maioria de motor 1.0, têm como chamariz o baixo consumo de combustível. Porém, esse consumo será realmente baixo se o motorista guiar seu carro de maneira adequada.

 

Ou seja, muito da economia feita na manutenção do carro passa pelos hábitos do dono. Por isso, veja algumas dicas para economizar com seu carro:

 

Economize na manutenção do carro e o consumo de combustível

 

1 Revisões regulares

Este item não precisa ser nem citado, não é? Realizar revisões evita desgaste excessivo das peças em geral. Além disso, a revisão é primordial para evitar acidentes graves, realize de acordo com a quilometragem prevista pela montadora, de 6 em 6 meses ou anualmente.

 

2 Pressão dos pneus

Calibrar os pneus é muito importante para a segurança e o bolso. Pneus rodando sem a pressão correta são perigosos pois influenciam negativamente na direção do veículo e aumentam o consumo de combustível. O desgaste de peças, principalmente suspensão e direção também ocorre mais rapidamente – vale tanto para pneus vazios quanto excessivamente cheios. Para evitar problemas, calibre os pneus toda semana e siga as orientações de pressão contidas no manual do veículo.

 

3 Forçar o motor do carro

Má notícia para quem tem o pé pesado. Conduzir o carro em alta rotação faz com que o consumo de combustível seja potencialmente maior. Além disso, o desgaste das autopeças é acelerado, principalmente do motor.  Fazer a troca de marchas na hora certa, sem esticá-las frequentemente é uma boa ideia.

 

4 Evitar congestionamentos

Congestionamentos são ruins em todos os aspectos, neles perde-se tempo, paciência e dinheiro! Ficar parado nas filas de carro, típicas do trânsito de grandes cidades brasileiras, leva a uma troca de marchas mais frequente e uma rotação maior do motor. Como dissemos, rotação mais alta e trocas de marchas frequente resultam em maior consumo de combustível e desgaste de peças. Portanto, vale buscar soluções em aplicativos como o Waze ou evitar horários de pico no tráfego.

 

Siga essas medidas e você preservará seu carro e seu bolso, diminuindo a quantidade de consertos de autopeças e idas a postos de gasolina.

 

5 – Compre peças e acessórios na Auto Bitts

E lembre-se, quando for a hora de revisar seu carro e precisar de trocar alguma peça, venha para a Auto Bitts e siga economizando!

Leia Também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *