Chave de roda: aprenda a utilizar a ferramenta

Imagina a seguinte situação: você está andando com seu carro e, de repente, seu pneu fura. A primeira coisa que você fará, além de se lamentar, é buscar alternativas para prosseguir seu trajeto. Lá está seu estepe e, junto com ele, a chave de roda. Automaticamente, você prepara para derramar gotas de suor e talvez um pouco de sujeira na roupa. Mas será que você sabe a melhor maneira para usar a chave de roda?

 

Alguma pessoa mais velha já deve ter te dito que não é força, é jeito. E é justamente essa premissa que é necessária para retirar seu pneu furado. Então, antes de mais nada, vamos conhecer a chave de roda para poder utilizá-la.

 

Conhecendo uma chave de roda

 

A primeira coisa que você notará na chave de roda é que a boca da ferramenta tem o formato exato do parafuso do pneu do seu carro. É feito exatamente do mesmo tamanho para que a retirada seja feita sem que você force ou quebre algo. O primeiro passo é encaixar a “boca” no parafuso.

 

Ao começar a retirar a roda, você irá reparar que o parafuso estará bem apertado. Obviamente, não é a toa. Ninguém quer andar em um carro que a roda pode se desprender a qualquer momento. E a melhor forma de se utilizar a chave de roda está logo abaixo.

 

Retirando seu pneu furado sem complicações

 

Todo parafuso tem um sentido para apertar e outro para afrouxar. Utiliza-se a chave de roda para apertar no sentido horário (acompanhando os ponteiros do relógio) e para afrouxar no sentido anti-horário. Em resumo: ficando de frente a roda, você aperta pressionando para a direita e afrouxa indo à esquerda.

 

Você precisará utilizar de um método chamado “gangorrar”, muito comum no vocabulário dos mecânicos. É a forma que é chamada o uso do próprio peso na chave de roda para facilitar a retirada (ou apertada) do pneu do carro.

 

Para gangorrar na chave de roda retirando o pneu, você precisará inicialmente colocar a chave no parafuso com o cabo à esquerda, em posição horizontal. Pise na chave com o pé que tem mais firmeza, aumentando a força até ouvir um estalo.

 

Após o barulho, é só repetir o procedimento nos outros parafusos. Atenção! Faça isso com a roda ainda no chão, sem utilizar o macaco. Não retire os parafusos totalmente enquanto estiver nesse processo.

 

Com o carro levantado, é só finalizar a retirada dos parafusos e do pneu furado. Pegue seu estepe, o coloque na posição e encaixe os parafusos manualmente com sua chave de roda. Não é necessário inserir mais força (ainda).

 

Agora abaixe seu carro novamente e faça o processo inverso. Insira a chave de roda com o cabo à direita, na mesma posição horizontal. Pise até ter a certeza que o aperto foi realizado corretamente e que sua roda está firme.

Pronto! Agora você pode se considerar um expert em utilizar uma chave de roda. Está procurando uma nova chave de roda para comprar? Acesse o nosso portal Auto Bitts e veja nossas ofertas! Garanto que com a Auto Bitts você não ficará mais na mão.

Leia Também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *