Automóveis a diesel: vale a pena você comprar um?

O diesel é um combustível que só pode ser utilizado por automóveis de transporte coletivo, de carga ou que rodam fora da estrada com mais de uma tonelada de capacidade de carga. De tempo em tempos, os brasileiros lutam para que o combustível possa ser utilizado em carros de passeio. Você sabe quais as vantagens e desvantagens do diesel?

Carros à diesel apresentam como principais vantagens o baixo consumo de combustível e  capacidade para acelerações mais fortes. Isso representa mais esportividade em carros com um baixo consumo.

Na Europa, alguns carros médios alcançam de 25 a 30 quilômetros com um litro de diesel. Um carro médio com um tanque de 50 litros, consegue rodar até 1000 quilômetros com um tanque. Além de que o diesel tem emissões menores de gases de efeito estufa.

Se quiser usar o diesel em automóveis, você terá que comprar um carro mais caro. No Brasil, os carros que utilizam diesel são aqueles mais robustos e com maior conteúdo tecnológico. Das picapes à venda, as versões a diesel são as mais caras e econômicas, mais vendidas e com um valor de revenda mais alto.

Os motores a diesel duram mais que os à gasolina e álcool. Isso acontece porque o motor é mais robusto. A manutenção de um motor desses, porém, costuma ser mais cara, devido à grande quantidade de peças automotivas e conteúdo tecnológico em sua composição.

Os automóveis movidos a diesel vibram mais que os outros. Isso é uma característica comum desse tipo de veículo, mas existem medidas que podem contornar isso, tanto no motor, quanto por meio de calibragens especiais. Outra medida para contornar o problema é aplicar materiais abafadores e isolantes.

De maneira geral, quem se beneficiaria mais com os automóveis a diesel são os que rodam muito. Profissionais que dependem do veículo para trabalhar, como taxistas, corretores de imóveis e algumas empresas que utilizam muito os seus carros para fazer entregas.

Agora que você já sabe algumas vantagens e desvantagens do diesel, já pode escolher melhor o seu veículo. Visite uma de nossas seis lojas físicas ou a nossa loja virtual confira diversas peças automotivas para automóveis!

Leia Também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *