Suspensão a ar e hidráulica: estilo, conforto e segurança para seu veículo

Você com certeza já se imaginou pilotando um daqueles carrões dos filmes Velozes e Furiosos, não é? Máquinas que além de beleza e velocidade, apresentaram para muitos de nós, brasileiros, carros capazes de se erguer de um lado e de outro ou ficar a centímetros do chão. Neste texto, você descobrirá as principais diferenças entre suspensão a ar e hidráulica, peças responsáveis por dar essa capacidade nos veículos. Além disso, terá valiosas dicas para cuidar dessa importante peça de seu carango. Vamos lá?

Suspensão a ar

 

Essa suspensão funciona a partir da substituição das molas convencionais de metal por uma espécie de bolsa de poliuretano reforçada por uma espécie de tecido especial. Completam esse sistema um compressor, alimentado por uma bomba elétrica ou pelo próprio motor e que funciona como um reservatório de ar  usado para inflar e desinflar a bolsa, fazendo então com que o carro aumente ou diminua sua distância para o chão.

 

Este compressor é o responsável também por manter constante a pressão das bolsas, que por sua vez, se apresentam em diversos tamanhos, formatos e possuem também diferentes capacidades de carga.

 

Entre as vantagens que você obterá caso decida por instalar este sistema em seu veículo estão o fato de ele ser fácil de instalar, o que significa que o investimento não será nada de se arrancar os cabelos. E mesmo que o preço fosse um pouco mais salgado, outros benefícios obtidos ao instalá-lo com certeza compensam a aquisição.

 

A suspensão a ar garante uma maior absorção dos impactos causados pelas tão conhecidas imperfeições nas estradas e rodovias do Brasil e maior estabilidade na direção. Além disso, o sistema garante maior durabilidade de outras partes do carro, como freios e pneus, uma vez que a suspensão proporciona que a distribuição de carga sobre os eixos seja feita por igual.

 

Suspensão Hidráulica

 

Esse tipo de suspensão funciona a partir da substituição do equipamento original de fábrica por um hidráulico, composto por um reservatório que é preenchido por dois tipos de fluido: um óleo mineral e gás nitrogênio.

 

Um compressor injeta esse material no reservatório em questão de segundos. A força e a velocidade com que esse processo acontece são responsáveis pela expansão imediata do reservatório. É isso que faz com que o carro dê aqueles solavancos que sempre vemos nos filmes.

 

O sistema funciona a partir da energia advinda de baterias, que por sua vez, são instaladas no porta-malas do veículo e controladas por um conjunto de chaves diretamente acoplado aos pneus. Esse sistema é muito comum em carros que participam de competições esportivas. Isso porque a suspensão hidráulica fornece grande estabilidade, principalmente nas curvas, proporcionando ao motorista maior segurança ao dirigir.

 

Mas afinal, qual a melhor suspensão para seu carro?

Ninguém além de você pode responder melhor essa pergunta. Isso porque o modelo de suspensão ideal para cada veículo varia de acordo com a maneira que você utiliza seu carro no dia a dia. Um automóvel que anda geralmente em vias pavimentadas de centros urbanos com certeza exige uma regulagem de suspensão diferente daquele que costuma viajar por estradas de terra ou de superfície irregular.

 

Cuidados com sua suspensão a ar e hidráulica

 

Seja na estrada ou no asfalto, uma coisa é certa: sua suspensão, assim como o restante do seu carro demanda cuidados e manutenção visando ao bom funcionamento do veículo.

 

Evite, sempre que possível, passar por estradas em mau estado de conservação, principalmente em alta velocidade. Isso prejudica e muito seu sistema de amortecimento. Além disso, fique atento para o estado dos pneus, pois quando desgastados de maneira irregular, aumentam o peso em um dos lados do carro, fazendo com que a suspensão seja forçada de maneira desigual. Por fim, nunca se esqueça de fazer revisões periódicas nos componentes do sistema de suspensão do seu automóvel. Um motorista prevenido vale por dois!

 

E aí, tá empolgado com o que leu e não vê a hora de dar um upgrade no possante? Dê uma passada na Auto Bitts! Lá você encontra tudo em suspensão automotiva para deixar seu carro mais estiloso, seguro e claro, mais confortável. Mas nada de sair veloz e furioso por aí! Dirija sempre com cuidado, preze pelo seu próprio bem, de sua família e de todos ao seu redor.

Leia Também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *