Sistemas de freio que não podem faltar no seu veículo

Com o passar dos anos, o mundo automotivo fica mais tecnológico. Novas siglas são criadas para representar a infinidade de sistemas e auto peças que compõe os carros. Os sistemas de freio são formados, praticamente, de siglas. Você as conhece e sabe para que serve?

O primeiro e o mais famoso é o freio ABS, que vem do inglês “Anti-lock Braking System” e significa “sistema de freio antitravamento”. Os carros que têm esse sistema, possuem sensores instalados nas rodas. Quando o carro é freado bruscamente, o sistema é ativado, fazendo com que o freio seja solto gradativamente. Esse procedimento permite que a roda gire sem travar.

Temos também o EAS, do inglês “Eletronic Actuation System”. Consiste em um sistema que controla a tração e a altura do carro em relação ao solo. Atua em conjunto com o ABS, agindo mesmo se o pedal não for pressionado até o fundo. Esse sistema serve para controlar a altura do veículo em momentos de frenagem extrema.

Outro sistema de freio muito importante para o veículo é o EBD, “Eletronic Brake Force Distribuition”, em inglês. Ele controla eletronicamente a força de frenagem nos eixos dianteiro e traseiro. Funciona como auxiliar complementar do ABS para distribuir melhor as forças empregadas na frenagem.

Já o BAS, “Brake Assist System”, é um sistema que joga carga máxima no freio em situações de freadas bruscas. Mesmo que o motorista tire o pé do freio, o sistema o manterá funcionando com força total. Na prática, ele irá calibrar o sistema, fazendo o carro parar na menor distância possível sem perder a estabilidade. Atua junto com o ABS e o EBD.

O ESP, por sua vez, atua totalmente na parte de estabilidade do carro. “Eletronic Stability program”, ou programa eletrônico de estabilidade, em português, reconduz o veículo à sua trajetória original em casos de desestabilização. Em carros modernos, o sistema pode ser desativado por um botão localizado no console do automóvel.

Agora que você já sabe um pouco melhor sobre todos os sistemas de frenagem, certifique-se de que o freio do seu carro está funcionando corretamente. Visite uma de nossas seis lojas ou a loja virtual e confira as nossas auto peças de freio e dê a manutenção necessária para o seu veículo.

Leia Também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *