Automóveis: confira sobre o novo extintor exigido por lei

O extintor de incêndio é um dos acessórios de segurança mais importantes dos automóveis. No caso de um acidente com fogo, o extintor pode salvar diversas vidas. Mas, você sabe como usá-lo?

Uma resolução do Contran de 2004 estabeleceu que todos os automóveis fabricados depois de 2009 teriam que sair de fábrica com o extintor ABC. A medida foi cancelada e passou a valer de novo em 2009. Por isso, os modelos produzidos entre 2004 e 2009 podem conter o extintor do tipo BC.

A medida foi adiada novamente e foi estipulado que a partir do dia 1º de Outubro de 2015, o novo extintor ABC seria exigido. Diferente do anterior, o BC, este novo exemplar é mais completo, sendo capaz de apagar chamas em madeiras e tecidos.

Mas, para a surpresa de todos, no dia 17 de Setembro, o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) decidiu que não será mais obrigatório a utilização do extintor nos automóveis. Eles alegaram que os motoristas não têm treinamento para utilizar um extintor, e que hoje em dia, os automóveis são fabricados com uma segurança muito maior.

Não é porque a medida foi adiada que não devemos ter o extintor nos nossos automóveis com prazo de validade em vigência. Em um caso de início de incêndio, o extintor pode evitar que o fogo se alastre e se transforme em um incêndio de proporções maiores.

Na hora de comprar o seu extintor, procure lojas de sua confiança ou que sejam conhecidas. A venda de extintores com data de validade, data de fabricação ou tipo do extintor adulterados tem sido bastante recorrente. As pistas mais claras de adulteração são sinais de raspagens ou adesivos colocados por cima das datas.

Mas não basta apenas ter o extintor, é preciso saber utilizá-lo caso seja necessário. Geralmente, os acessórios ficam localizados embaixo dos bancos, ou do motorista ou do passageiro, sempre na parte frontal dos automóveis. O suporte onde o extintor fica preso precisa ser destravado para que você possa retirar o acessório.

Com o extintor em mãos, é necessário retirar a trava de segurança antes de utilizá-lo. Mantenha-o na posição vertical, aponte para a base do fogo e acione o gatilho, sempre movimentando a mão de um lado para o outro na horizontal. O extintor é para início de incêndios. Caso o fogo já tenha se alastrado, mantenha distância e ligue para os bombeiros.

E o seu extintor? Está dentro do prazo de validade? Visite uma de nossas seis lojas ou nossa loja online e confira os melhores preços de extintores para automóveis e muitos outros acessórios.

Leia Também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *