Não sabe o que é fuga de corrente em automóveis? Então leia

O sistema elétrico é uma parte vital nos automóveis, por isso é necessária uma manutenção automotiva frequente. Um problema recorrente é a fuga de corrente, quando a carga da bateria “escapa” aos poucos através de algum dispositivo ou por falha no sistema. Nesta matéria vamos te ajudar a descobrir se o seu carro está roubando carga e como isso está acontecendo.

As baterias possuem uma reserva de carga no rótulo, e ao compra-la, a sua carga é plena. Se você coloca-la em automóveis que estão roubando carga, o problema ficará oculto durante alguns dias, mas com o tempo essa reserva vai acabar e a bateria descarregará.

Quando os automóveis estão desligados, é natural que haja uma fuga de corrente, devido a alarmes ligados e outros dispositivos. Mas essa fuga não pode ser acima de 0.05% da capacidade da bateria. Ou seja, em baterias de 60 amperes, essa fuga não pode passar de 30 miliamperes. Em baterias de 48 amperes, 24 miliamperes é o máximo permitido.

A melhor forma de saber se os automóveis estão roubando carga é utilizando um multímetro que meça corrente. Ajuste-o para a opção “amperes”, ou “corrente contínua”. Conecte o cabo positivo no chassi do carro e o cabo negativo no pólo negativo da bateria. O número que aparecer no visor do multímetro é a quantidade de miliamperes que está “fugindo” da bateria.

Se você não tiver um multímetro em mãos, existe outra maneira de descobrir se o seu carro está roubando corrente através das lâmpadas do porta-luvas e do porta-malas. Faça um teste: coloque o celular filmando dentro dos compartimentos e feche a porta. Depois, é só assistir a filmagem e ver se a luz se manteve acesa mesmo com a porta fechada.

Agora que você já sabe como funciona a fuga de corrente em automóveis, faça o teste no seu. Se o problema for a bateria, na Auto Bitts temos os melhores preços para você! Visite uma de nossas seis lojas ou nossa loja virtual e confira produtos com preços justos para você fazer a sua manutenção automotiva com qualidade.

Leia Também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *