Mito ou verdade: o rodízio de pneus funciona?

Se tem algo que acontece quando falamos de carros, são os mitos em cima dos automóveis. Um deles é bastante famoso e difundido. O rodízio de pneus é uma prática comum nos motoristas de todo o mundo, que invertem os pneus para uma duração ainda maior. Mas será que essa prática é de fato recomendada? Existe uma melhora no veículo? Ou é só mais um factóide?

 

A resposta não é tão simples quanto você pensa. Um “sim” e “não” seria fácil e você já estaria se preparando para seguir o conselho, mas não é bem assim. O rodízio de pneus depende de várias coisas e uma delas é a marca do seu carro. Exatamente! Em alguns modelos, o fabricante recomenda o rodízio inclusive com o estepe. Outras, apenas o rodízio dos pneus. Mas existem aquelas que não recomendam nenhuma das duas.

 

Para isso, vamos te mostrar a recomendação de cada uma para você cuidar do seu carango com o cuidado necessário. Temos certeza que você não deixará o seu carro na mão.

 

As marcas que recomendam o rodízio de pneus

 

Na consulta feita pelo Quatro Rodas, 18 marcas opinaram sobre o rodízio de pneus. 16 (!) foram a favor do procedimento, contra apenas 2 que não recomendam. Dessas 16 marcas que recomendam, seis endossam o rodízio com o estepe. São elas:Audi, Chevrolet, Chrysler, Fiat, Ford, Honda, Mercedes-Benz, Nissan, Volkswagen, Volvo, Chery, Hyundai, Kia, JAC, Peugeot e Toyota . Algum motivo isso deve ter e vamos listá-los para você.

 

Os principais motivos são a economia e a segurança. Para os defensores do rodízio de pneus com a inclusão do estepe, tudo tem uma razão. No caso, a razão é manter o desgaste dos cinco iguais. A cada 5000 quilômetros, a troca é recomendada para gastar todos os lados do pneu igualmente.  Em outros carros que tem o estepe igual aos outros pneus, a troca é recomendada de 10000 quilômetros em 10000 quilômetros. A expectativa de vida do conjunto aumenta 20% com essa prática.

 

Entretanto, o uso do estepe exige a compra de um pneu extra ao realizar a troca. Ou seja, a economia vai ser utilizada para fazer a aquisição do equipamento.

 

Agora, vendo o âmbito da segurança, o rodízio de pneus deixa todos com o gasto praticamente uniforme, o que evita desníveis em alguns dos eixos do carro. A tração fica similar em todo o trajeto que for fazer.

 

Para onde cada pneu irá?

 

Não é simplesmente trocar o pneu aleatoriamente para cada lado, mas existe um mito nesse aspecto. Existem recomendações diferentes de cada montadora, independente de trocar em X, em Y ou em qualquer aspecto.

 

No manual do seu carro, existem os detalhes para o rodízio de pneus ser efetuado de forma correta e sem prejudicar os eixos do seu veículo. Sempre que você tiver dúvida sobre algo no seu carro, você deve buscar no manual. Tudo está lá, explicando o bê-a-bá para que você não prejudique sem carango.

 

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