Manutenção automotiva: Quando e por que trocar o óleo.

A troca de óleo é um dos fatores essenciais para a manutenção automotiva e bom funcionamento do automóvel. Apesar de parecer algo simples, o assunto é sério. Se essa lubrificação não acontecer da forma correta, o veículo pode sofrer com danos, como um consumo de gasolina em excesso e redução no desempenho, ou até mesmo um motor fundido, pior diagnóstico quando o assunto é carro.

Vamos esclarecer as principais dúvidas dos motoristas, fazendo a vida útil do seu motor aumentar, sempre utilizando produtos automotivos de qualidade.

O tempo médio da troca de óleo é de 10 a 15 mil quilômetros, ou 1 ano. Se você roda com o seu carro em estradas com muita poeira, barro e lama, ou enfrenta grandes engarrafamentos com velocidade média inferior a 10km/h, o tempo de troca do óleo deve ser reduzido pela metade, para conseguir uma manutenção automotiva mais eficaz.

Na hora de fazer a troca, a recomendação geral é substituir o filtro também, pois ele é o responsável por impedir que impurezas circulem no motor do carro. Não o trocar pode diminuir o tempo útil de outras peças que, se comparadas com o preço do filtro, têm um custo elevado, fazendo com que a economia saia cara.

Na hora da compra dos produtos automotivos, sempre ficamos perdidos dentre tantas opções, mas outra dúvida que incomoda muitos motoristas: óleo sintético ou mineral?

O óleo sintético é o melhor, segundo especialistas. Apesar de ter o custo quase 5 vezes maior que o mineral, traz benefícios a longo prazo ao veículo, como partidas mais rápidas, economia de combustível, aumento da vida útil do motor de arranque, da bateria e do veículo.

Depois dessas dicas de manutenção automotiva sobre troca de óleo, com certeza ficou mais fácil comparar e escolher o melhor para o seu veículo. Não espere o óleo vencer, visite uma de nossas seis lojas ou nossa loja virtual e encontre esse e outros produtos automotivos para o seu carro. Preço bom e peças de qualidade, só na Auto Bitts.

Leia Também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *