Com as constantes oscilações de preço dos combustíveis muitas pessoas têm considerado o uso do GNV. Por isso, trouxemos este artigo com as 11 vantagens e desvantagens do GNV. Conheça cada uma delas.
Todos sabem das dificuldades que os brasileiros enfrentaram e ainda enfrentam em relação a abastecimento e valores dos combustíveis no país. A gasolina está cada vez mais cara e, mesmo com as constantes reduções do preço do etanol, muitas vezes ele ainda é considerado salgado financeiramente.
Diante dessas dificuldades, muitas pessoas têm procurado converter o carro para GNV e, se você é uma dessas pessoas, existem algumas vantagens e desvantagens que precisa conhecer antes de tomar essa decisão. Veja quais são:
11 vantagens e desvantagens do GNV
Entre as vantagens do GNV, as mais significativas são:
1. Economia
A conversão do combustível, seja ele qual for, para o GNV pode promover uma grande economia. Quando falamos da troca de gasolina pelo gás, é possível chegar a um índice de 70% de economia no abastecimento e até 75% no valor do IPVA.
2. Melhor vida útil do óleo
Por não existir contaminação do óleo lubrificante, o período de troca do óleo pode aumentar para 1000 ou mesmo 2000 km.
3. Injeção mais limpa
O GNV é um combustível limpo, logo, não acumula impurezas nos bicos injetores do motor.
4. Maior vida útil do escape
Não haverá mais acumulo de água vinda do etanol ou da gasolina, o que aumentará a vida útil do escapamento do carro em até 20%.
5. Menos poluição
O impacto ambiental do GNV é sensivelmente menor que dos demais combustíveis graças a sua menor emissão de poluentes.
6. Reserva de combustível
Atualmente existe mais 160 bilhões de toneladas de petróleo no mundo, e isso garante aproximadamente 40 anos de combustível. Já as reservas de gás natural estão garantidas por mais de 65 anos.
Mas, como nem tudo são apenas coisas positivas, também existem desvantagens no GNV:
7. Problema nas válvulas de combustível
Por se tratar de um combustível gasoso, a ausência de lubrificação nas válvulas pode causar danos ao sistema. O recomendado é que se intercale o uso do GNV com um combustível líquido.
8. Trincas no cabeçote do motor
O gás natural promove uma pressão maior no sistema, o que faz com que o surgimento de rachaduras seja mais constante. É fundamental que o motor seja mantido regulado com frequência, de acordo com as exigências do fabricante.
9. Desgaste mais rápido dos cabos de velas
Devido o maior esforço dos cabos de velas, sua vida útil reduzida de 30 mil km para 15 mil km. Exatamente por esse motivo existem muitas velas especiais para motores movidos a GNV, e por isso é importante sempre fazer a troca em uma auto peças confiável.
10. Diminuição da potência
O GNV afeta a funcionalidade da embreagem, que passa a precisar de um maior acionamento, e acaba sendo comprometida. Além disso, a instalação do cilindro torna o veículo mais pesado o que faz com que a potência do motor seja diminuída.
11. Espaço no porta-malas
Para a instalação do Kit GNV é usado uma boa parte do porta-malas para a colocação do cilindro e todo esse espaço é perdido. Além disso, pode ser necessário a realização de alguns furos na lataria do carro.
É importante dizer que, caso possua um seguro auto, ao converter seu carro para gás natural, é preciso informar isso a sua seguradora para garantir as coberturas de um seguro para carros GNV. A não comunicação fará com que você deixe de receber alguma indenização, caso seja preciso, pois não constará essa informação na apólice de seguros.
Agora que você conhece todas as vantagens e desvantagens do GNV ficará bem mais simples decidir pela instalação ou não do kit. Pondere os pontos positivos e negativos e veja o que considera melhor para seu caso.
Por Jeniffer Elaina, da Smartia Seguro Auto.