O consumo do automóvel é um dos pontos principais que as pessoas costumam analisar antes de adquirir um veículo novo e até mesmo usado. Porém, existem inúmeros relatos de que o carro consome mais do que o anunciado, mesmo pesquisando em sites, junto a fabricantes e donos do modelo desejado. Geralmente isto ocorre por um motivo: falta de manutenção do carro.
Ter um carro consumindo a mais do que o previsto pode ser um problema e tanto para o bolso. Ainda mais se for no caso de alguém que rode muito com o veículo, pois o gasto extra de cada ida ao posto de gasolina se torna um verdadeiro estorvo.
É algo que afeta muita gente, principalmente quem compra carros usados. Mas, o que surpreende é que na maioria dos casos os problemas que levam o carro a consumir mais combustível são simples de resolver, com manutenção preventiva e até mesmo barata.
Como a manutenção pode ajudar seu carro a ter melhor desempenho
Se as pessoas apenas seguirem orientações de montadoras as chances do carro consumir mais etanol ou gasolina caem drasticamente. Veja alguns exemplos de manutenção e conserto que podem sanar eventuais problemas, de acordo com reportagem feita pela Revista Quatro Rodas:
Causa |
O problema |
Quanto sobe o consumo |
Quando trocar |
Quanto custa |
Velas |
Queima incorreta do combustível, por desgaste ou contaminação, ocasionando folga ou obstrução |
até 25% |
A cada 20.000 km (uso normal) ou 15.000 km (uso severo), na média |
150 reais o jogo, em média |
Filtro de ar |
Pode estar entupido com poeira e outras partículas sólidas, deixando mais rica a mistura ar-combustível |
10% a 20% |
A cada 15.000 km (uso normal) ou 7.500 (uso severo) |
50 a 70 reais, em média |
Filtro de óleo |
Quando contaminado por partículas poluentes e combustível adulterado, aumenta o atrito das peças do motor |
10% a 20% |
A cada troca de óleo do motor |
40 a 70 reais, em média |
Filtro de combustível |
Se estiver sujo, empobrece a mistura ar-combustível. Além de sobrecarregar a bomba de combustível, ela pode até queimar. Caso isso ocorra, o prejuízo é a partir de 200 reais |
20% |
A cada 10.000 km (uso normal) ou 8.000 (uso severo), em média |
50 reais, em média |
Catalisador * |
Pode ter se derretido parcial ou completamente |
de 5% a 10% |
A cada 80.000 km (uso normal) ou 40.000 km (uso severo), em média |
a partir de 350 reais no mercado de reposição |
Óleo |
O motor pode sofrer carbonização causada por óleo fora de especificação prevista no manual |
até 10% |
A cada 10.000 km (uso normal) ou 5.000 (uso severo), em média |
40 a 90 reais, em média |
Alinhamento e balanceamento |
Atrito irregular dos pneus com o solo, diminuindo o desempenho. Nesse caso, também há um aumento no desgaste dos pneus |
até 10% |
A cada 10.000 km (uso normal) ou 5.000 km (uso em estradas esburacadas), em média |
150 reais, em média |
Quadro retirado de matéria da Revista Quatro Rodas.
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