Quem tem carro sabe da importância de realizar a manutenção automotiva de maneira periódica e cuidadosa. Para alguns, cuidar do veículo significa gastar, mas para os mais sábios, revisar o carro é sinônimo de economia, pois é através da manutenção que se pode evitar danos maiores e consequentemente gastos mais altos.
E quando tocamos no assunto manutenção logo vem à cabeça freio, pneus, suspensão. Certamente é preciso olhar esses componentes na manutenção automotiva, pois são importantes para o bom funcionamento do automóvel e a segurança de motoristas e pedestres.
No entanto, algumas autopeças ficam relegadas para segundo plano, frequentemente esquecidas na hora de revisar o carro, como é o caso do corpo borboleta (que falamos a respeito aqui) e também do radiador.
Manutenção automotiva – radiador
O radiador faz parte do sistema de arrefecimento do veículo, importante para preservação e boa performance do motor. Mas, quais cuidados são necessários com o radiador na manutenção?
Os modelos novos não exigem o mesmo cuidado que os antigos, de latão. Porém, algumas medidas ainda são necessárias, como a checagem do nível de fluido de arrefecimento, a soma de água desmineralizada e aditivo. É preciso ficar de olho na cor deste líquido, que não pode ficar num tom de marrom, que indica corrosão.
A substituição deste líquido deve ser feita a cada dois anos, ou 70.000 km rodados. Além disso, a limpeza do sistema também é indicada, para não haver futuros problemas com o novo fluido.
Outra providência relativa ao radiador na manutenção automotiva é checar se há vazamentos, algo seu mecânico de confiança pode fazer. É importante que não haja vazamentos, caso contrário pode haver sérios danos no motor do veículo.
Evite dores de cabeça, cuide bem de todas as partes do seu carro. Faça a manutenção automotiva regularmente e compre peças de qualidade, sem ter que pagar mais caro por isso. Pesquise e compre na loja online da Auto Bitts!
Confira nossas promoções de autopeças e acessórios.