Qual a hora certa de substituir o cebolão do meu carro?

Sabemos que um carro precisa de milhares de peças e componentes para funcionar. Porém, é impossível conhecermos todos esses itens e descobrir em qual deles está a falha cada vez que o carro apresenta algum problema.

 

Para comprar peças online para o seu carro, é preciso ter o diagnóstico correto de onde está a falha. Por isso, nesse post vamos falar de um item que costuma dar problemas constantes, mas que nem todos os motoristas conhecem sua verdadeira funcionalidade.

 

Você já deve ter ouvido falar no interruptor térmico que tem no seu carro, o popularmente conhecido como  “cebolão”. Essa é uma peça bem conhecida entre os mecânicos por apresentar problemas que causam o superaquecimento dos motores.

Qual é a função dessa peça para o carro?

O cebolão está diretamente ligado ao sistema de arrefecimento e fica localizado no radiador, devendo ficar longe de qualquer tipo de oxidação.

 

É uma espécie de válvula que aciona o eletroventilador quando a água atinge a temperatura ideal para a proteção do motor. É o eletroventilador que tem a função de resfriar o radiador, a água e o motor, evitando assim seu superaquecimento.

 

Além disso, existem dois modelos de cebolão: um para carros com ar condicionado e outro para carros sem esse item. Para os carros que possuem ar, o interruptor possui três pinos, já para os carros que não têm, o interruptor possui apenas dois pinos.

 

Essa diferença é pelo fato do eletroventilador em carros com ar terem duas velocidades, uma mais lenta e outra mais rápida, que usa toda a rotação do motor elétrico. E nos carros sem ar condicionado, existe apenas uma velocidade.

cebolão do carro
Hora certa de trocar o seu cebolão

Problemas que podem ocorrer no cebolão do seu carro

Além da queima da peça, um dos problemas mais comuns é quando ocorre a oxidação do metal do cebolão, provocando o que chamamos de “zinabre”. O zinabre é uma camada de cor verde azulada resultante da oxidação do cobre ou ligas metálicas que contêm cobre.

 

Esse processo pode levar ao mal funcionamento da bateria, evitando o acionamento do eletroventilador.

 

O inverno é a época mais propícia para o zinabre se formar e ele é resultado de uma reação química entre ácido sulfúrico, oxigênio e o metal do conector ou de outro componente. Uma vez que o zinabre se forma, ele atrapalha a passagem da corrente elétrica, comprometendo o funcionamento da bateria.

Os principais problemas que o zinabre causa na bateria são:

– Aquecimento dos cabos;

– Falha na hora de dar a partida;

– Problemas no carregamento;

– Falha no funcionamento dos componentes eletrônicos.

 

Além disso, o zinabre pode atingir outros itens do motor e até danificar a tinta e a lataria do carro. Por isso, é de extrema importância retirar e limpar o zinabre das peças o quanto antes, ou realizar a troca do cebolão, se já estiver desgastado.

É possível comprar essas peças online?

Como falamos acima, é importante manter os devidos cuidados com o cebolão para evitar sua oxidação. Porém, se for preciso trocá-lo, assim como várias outras peças do seu carro, o cebolão também é um componente que, é possível comprar pela internet.

 

Mas. sempre antes de efetuar a compra de peças online, é importante levar o carro a um mecânico de confiança para que ele possa te dar a orientação correta sobre o problema.

 

Outro ponto que merece atenção para preservar o cebolão do seu carro por mais tempo, é que ele precisa estar em contato com o líquido de arrefecimento o tempo todo.

 

Já é de conhecimento de todos que o líquido presente no radiador do carro não pode ser água normal da torneira, ela precisa ser desmineralizada. Além disso, para que seu sistema de arrefecimento funcione de forma correta, é indicado colocar 50% de água desmineralizada e 50% de líquido de radiador.

Como a água pode afetar o funcionamento do cebolão?

Se a água ferve a 100 graus, alguns motores farão ela evaporar aos poucos, principalmente em dias quentes. Isso faz com que o líquido baixe mais do que deveria e, se isso acontecer, o líquido perde o contato com o cebolão.

 

Com isso, a temperatura irá aumentar por falta de líquido de arrefecimento, ocasionando um superaquecimento definitivo, afinal, sem contato com a água, o cebolão não funcionará e não irá acionar o eletroventilador.

 

Nestes casos, os carros com ar condicionado ainda podem ter uma solução, pois sem o acionamento total do ventilador, o mesmo pode funcionar no seu segundo estágio de velocidade. Entretanto, o equipamento poderá ficar sobrecarregado e aumentar ainda mais o problema.

 

Tudo isso se torna um problema cíclico, resultando em uma elevação da pressão do gás, devido ao aumento da temperatura média da água, forçando o eletroventilador, que ficará ligado por muito tempo e não resolverá nenhum dos problemas de forma correta.

 

Por isso, se você perceber que o ventilador está trabalhando continuamente, verifique a quantidade de líquido de arrefecimento, pois ele pode estar baixo, fazendo com que o ventilador funcione sem parar, na tentativa de reduzir a temperatura da água do motor e da pressão do gás.

Fique atento aos sinais do seu carro!

Nenhum carro para de funcionar de repente, eles sempre dão sinais. Por isso é muito importante ficar atento ao painel e aos barulhos do seu carro. Caso perceba alguma luz incomum acesa ou algum ruído estranho, procure uma oficina mecânica para checar o que está acontecendo e evitar problemas e gastos maiores.

 

Para evitar maiores problemas com seu veículo, realize manutenções preventivas e mantenha as revisões sempre em dia.

 

Você já deve ter ouvido aquele ditado: “Manter um carro é como sustentar uma família.” Afinal, os gastos com o carro são muitos: combustível, manutenção, pneus etc.

 

E é por isso que a AutoBitts oferece um e-commerce completo de itens automotivos para você poder comprar quaisquer peças online, a qualquer hora e no conforto da sua casa.

 

Quer saber mais sobre como manter os devidos cuidados e a manutenção adequada com os componentes do seu carro? Então clique aqui e assine a nossa newsletter agora mesmo!

Leia Também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *